Avaliação para identificação de TEA em adultos
- Debora Fernandes
- 4 de abr.
- 2 min de leitura
A avaliação para Transtorno do Espectro Autista pode ocorrer na infância, quando a criança apresenta alguns sinais que chamam a atenção dos pais ou professores. Nesses casos, quando se chega a um diagnóstico, a criança poderá se beneficiar de intervenções precoces e terá a oportunidade desenvolver os aspectos necessários. Igualmente, os pais poderão aprender a organizar de outra maneira algumas situações que estavam causando sofrimento para a criança e criar ambientes mais adequados ou confortáveis para seus filhos.
Em muitos casos, no entanto, as pessoas não recebem o diagnóstico na infância, provavelmente, por terem sinais mais discretos ou características menos exteriorizadas. As pesquisas que se desenvolvem, atualmente, em todo o mundo estão possibilitando a identificação de diferentes manifestações do Espectro Autista, enquanto possíveis constelações de características.
Dessa forma, hoje em dia, muitos adultos estão recebendo o diagnóstico tardio. Para isso, é necessária uma avaliação especializada ampla e detalhada dos aspectos cognitivos, funcionais e das características do TEA. A avaliação pode incluir características atuais da pessoa e de sua história de vida, quando as informações estiverem disponíveis.
A avaliação em adultos é fundamental, pois ajuda a pessoa a compreender as lutas, dificuldades, peculiaridades e potencialidades ao longo de sua vida. Apesar da pessoa adulta já ter superado muitos obstáculos, a psicoterapia voltada para o diagnóstico adequado será uma aliada muito válida e eficaz para entender melhor os aspectos de sua vida que ainda precisam ser trabalhados, assim como lidar com algumas dificuldades ou características para as quais a pessoa ainda não desenvolveu estratégias adequadas.
Além disso, muitas vezes o diagnóstico pode dar sentido à forma da pessoa ser e se compreender, assim como sua relação com o mundo e com as outras pessoas. Assim, um diagnóstico adequado, mesmo que tardio, pode trazer inúmeros benefícios para a pessoa autista.
Comments