Quando a leitura parece difícil: como apoiar sem pressionar.
- Maria Joselia Zanlorenzi
- 3 de jul.
- 2 min de leitura
Aprender a ler é um processo complexo que envolve muito mais do que memorizar letras e sons. É uma conquista que exige tempo, estímulo e ensino adequado. Quando uma criança apresenta demora na aprendizagem da leitura é importante interpretar essa dificuldade como um sinal de atenção e não como um fracasso.
As causas da demora para uma criança aprender a ler são muitas e podem ser determinadas por diferentes motivos. Pode ser por causa dos métodos de ensino pouco eficientes, um transtorno específico da aprendizagem – por exemplo, a dislexia. Por motivos emocionais, como a insegurança, ansiedade e medo. O pouco contato com livros, a leitura e a escrita, antes de ingressar na escola também pode ser um fator que influencia no processo da aprendizagem da leitura, pois, para alcançar esse aprendizado é preciso desenvolver algumas capacidades, entre elas, a noção de direção da escrita, conhecer e diferenciar o som de cada uma das letras do alfabeto, compreensão auditiva e visual e muito contato com textos escritos. O aprendizado da leitura depende, tanto da escola quanto do contato que a criança tem com a leitura e a escrita, fora da escola.
Muitas vezes, temos pressa que nossos filhos e filhas aprendam a ler e que esse aprendizado se dê rapidamente, já no primeiro ou segundo ano de escolaridade. A nossa pressa por resultados imediatos e a comparação com os colegas só aumenta o sofrimento da vida escolar da criança causando o desinteresse pela leitura.
É normal, no processo do aprendizado, a leitura ser de forma lenta, pausada e ocorrer a troca de letras, confundindo d com b ou v com f, entre outras trocas de letras. O erro da criança, na fase do aprendizado da leitura, não é um problema de aprendizagem, faz parte do processo do desenvolvimento da competência leitura. Esse aprendizado acontece aos poucos.
Mesmo sabendo que cada criança tem seu tempo para desenvolver, devemos ficar atentos. Quando identificamos uma dificuldade ou uma demora no aprendizado da leitura, essa dificuldade deve ser enfrentada com apoio pedagógico, uma avaliação psicopedagógica para identificar ou descartar um possível Transtorno Específico da Aprendizagem e um trabalho conjunto entre pais ou responsáveis e a escola; sempre atentos no desenvolvimento e no bem-estar da criança.
A solução não está na pressão sobre a criança, mas na atenção e na busca de investigação para saber o que está influenciando a demora do aprendizado. É preciso buscar maneiras de ajudar a criança, devolvendo assim sua confiança na capacidade de aprender.
Comentarios