Dra. Maria Josélia Zanlorenzi
TIPOS DE AVALIAÇÕES OFERECIDAS
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA COGNITIVA
A avaliação neuropsicológica parte da ideia de que nossos processos cognitivos dependem do funcionamento cerebral e que os diferentes processos têm como base regiões e estruturas cerebrais diferenciadas.
Esta avaliação permite identificar o funcionamento cognitivo da pessoa, com suas características idiossincráticas. Também possibilita a identificação de perfis cognitivos, assim como das funções cognitivas que não estejam funcionando adequadamente, o que auxilia nos diagnósticos clínicos com diferentes tipos de transtornos neurocognitivos ou do neurodesenvolvimento.
Por que realizar uma avaliação neuropsicológica em crianças?
Dessa forma, a avaliação neuropsicológica é uma importante aliada na identificação das dificuldades e transtornos de aprendizagem, assim como de outras condições que possam acarretar em algum tipo de prejuízo cognitivo. Por exemplo, é uma prática muito comum e importante realizar a avaliação quando há suspeita de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Alguns exemplos de situações que requerem avaliação neuropsicológica em crianças são as suspeitas de TDAH, Dificuldades ou transtornos de aprendizagem (como a dislexia), Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, déficit cognitivo devido às crises convulsivas, déficit cognitivo devido à lesão cerebral, etc.
Por que realizar uma avaliação neuropsicológica em idosos?
A avaliação neuropsicológica auxilia na identificação de déficits cognitivos no idoso e possibilita diferenciar se tais déficits estão dentro do esperado ou se vão além do esperado para sua faixa etária. O perfil neuropsicológico do idoso ajuda a identificar os processos que estão intactos e os que estão alterados e, dessa forma, apoia o diagnóstico diferencial dos diferentes tipos de demências, tais como demência de Alzheimer, demência Frontotemporal (e suas variantes), ou de Corpos de Lewy.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA
Definição
A Neuropsicopedagogia - ciência transdisciplinar, respaldada na Neurociência, Psicologia Cognitiva e Pedagogia, estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana visando a reintegração pessoal, social e educacional.
Avaliação Neuropsicopedagógica
A avaliação Neuropsicopedagógica trata-se de um estudo e interpretação de informações que considera os fundamentos básicos referentes aos fenômenos relacionados a aprendizagem e o desenvolvimento humano, a exemplo das funções executivas: atenção, linguagem, raciocínio lógico-matemático e desenvolvimento neuromotor.
Avaliação Neuropsicopedagógica em crianças
-
O acompanhamento com o Neuropsicopedagogo tem por objetivo amenizar ou eliminar as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
-
O trabalho do Neuropsicopedagogo é indicado sempre que houver dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem. Conheça alguns dos benefícios do acompanhamento deste profissional:
-
Detecta formas de trabalhar os conteúdos escolares conforme as necessidades específicas de cada criança;
-
Facilita a relação e o interesse pelas disciplinas escolares
-
Auxilia no processo de aprendizagem em sala de aula
-
Faz o aluno perceber que pode superar suas dificuldades de aprendizagem
-
Contribui para criar hábitos de estudo e de organização
-
Melhora a autoconfiança
-
Auxilia na inclusão escolar
-
Auxilia nos distúrbios de memória, dificuldades em raciocínio lógico, dificuldade na matemática, leitura, escrita e interpretação, dificuldade de concentração, atenção, atrasos do desenvolvimento.