top of page

Débora Cecílio Fernandes

Sou formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fiz o doutorado pela Universidad de Salamanca (Espanha). A área do doutorado foi em Neuropsicologia clínica, na qual integrei os conhecimentos da neuropsicologia com os da avaliação psicológica para o desenvolvimento de um teste de memória de reconhecimento.

Quando voltei ao Brasil, trabalhei em um mestrado em Educação e, posteriormente, em diferentes cursos de graduação, lecionando principalmente sobre as teorias de aprendizagem e de desenvolvimento. Um dos meus focos de pesquisa era investigar os processos psicológicos envolvidos na aquisição da leitura e escrita e das áreas cerebrais envolvidas.

No consultório, atendi e atendo muitos pacientes com depressão, ansiedade, TDAH, TEA, entre outros. Acompanhei de perto os avanços de várias pessoas em suas lutas diárias, a melhora de sintomas, de funcionalidade, de relações interpessoais, enfim mudanças significativas na vida das pessoas. Isso só é possível em um trabalho conjunto e bem sintonizado entre psicoterapeuta e cliente.

Nas avaliações neuropsicológicas, a maioria das avaliações inclui como hipótese diagnóstica TDAH ou TEA. Normalmente, as pessoas identificam em si mesmas algumas características ou dificuldades, pesquisam e encontram informações sobre esses transtornos. É muito comum as pessoas se interessarem por avaliação quando percebem procrastinação, dificuldade para se comprometer com as atividades, manter rotinas, focar a atenção em leituras e estudo, recordar o que foi lido, organizar compromissos, os ambientes externos ou os próprios pensamentos.

Muitas pessoas se incomodam com a dificuldade para ler, mesmo quando têm interesses na leitura ou têm queixas de “esquecimentos”, dificuldade para manter o foco ou mesmo para se relacionar  e se comunicar com outras pessoas. Estes estão entre os principais motivos que levam as pessoas a procurar ajuda e realizar a avaliação.

IMG_9979.jpg

Contato

DEBORA CECÍLIO FERNANDES

Rua Quintino Bocaiuva, 2326

Centro - Guarapuava

@deboraceciliofernandes

bottom of page